São Paulo deslocada

No seu próximo passeio pela Barra Funda, fique de olho nas paredes. Desde a semana passada, começamos a espalhar uma série de painéis fotográficos pela região. O projeto “Deslocamentos” foi selecionado pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo em 2010, e tomou forma agora. São 5 painéis impressos em “lambe-lambe” que trazem para o centro 5 paisagens localizadas nos extremos do território da cidade.

Deslocamento #2, que traz uma linha de trem de Marsilac para um pilar do Minhocão.

Como diz a descrição oficial do projeto:

Deslocamentos é um projeto de experimentação fotográfica e espacial. Utilizando a imagem mecânica, movemos espaços na cidade de São Paulo, de seus extremos para o centro. Paisagens que normalmente passam despercebidas à maioria dos habitantes da metrópole. Imagens que num primeiro momento nos enganam, por não remeterem à imagem de cidade à qual estamos habituados. 

Em um circuito a céu aberto no centro de São Paulo, apresentamos ao público a representação de uma metrópole não usual. Em formato gigante, fotografias dos limites físicos da cidade passam a habitar o centro, e o centro passa a enxergar a periferia.

Percorremos a cidade em busca de paisagens que tivessem pouco a ver com a imagem habitual de São Paulo. De Marsilac, no extremo Sul, por exemplo, trouxemos uma bucólica linha de trem que corta duas faixas de pinheiros; da Cantareira, no extremo Norte, uma trilha no meio da mata.

Os locais de aplicação das imagens foram escolhidos de forma a permitir que todo o trajeto seja percorrido a pé ou de bicicleta, a fim de promover a ocupação sadia e criativa dos espaços públicos da região. Cada imagem é acompanhada por uma ficha técnica, que inclui as coordenadas geográficas do local fotografado, o mapa do percurso e um QR-Code, que leva o visitante à página da imagem no site do projeto.

Deslocamento #5

“Deslocamentos” tem ainda como objetivo acompanhar a ação do tempo sobre essas imagens, registrando-as até que se desfaçam e o concreto volte a predominar. Essa parte do projeto pode ser colaborativa: quem fotografar alguma das imagens, pode nos enviar a foto que publicaremos no site em breve. Para enviar, mande a foto para o email contato@garapa.org.

Ah, e o site do projeto é http://deslocamentos.com

Gostou? Compartilhe!

4 Comments

  1. Sensacional, passo do lado do pilar da 1a foto todo dia praticamente…

  2. vou prestar mais atenção quando andar na região!

Trackbacks for this post

  1. Projeto “Deslocamentos” do coletivo Garapa leva ao centro de SP ampliações em grande escala da periferia
  2. Deslocamentos (Garapa) « Ideais

Leave a Comment