Memórias de Sangue

digital, full hd, 28', 2009

Nenhum estudo até hoje publicado por neurocientistas conseguiu responder a uma simples pergunta: o que é a memória? O máximo que sabemos é que cada um dos nossos 100 bilhões de neurônios produz de 5 a 10 mil conexões sinápticas entre si. Essas conexões são as bases da atividade cerebral; elas se formam e enfraquecem; lembram ou esquecem.

Ronaldo Mazotto de Lima é um ser humano comum e, como qualquer outro, dotado de um tele-encéfalo altamente desenvolvido e dono de 500 a mil trilhões de sinapses. O que guardam suas memórias que o diferem de outras pessoas, de outros funcionários, de outros governantes e de tantas outras trilhões de sinapses?

Mazotto é agente penitenciário e, enquanto funcionário, presta serviços ao Governo do Estado de São Paulo. Durante mais de 10 anos de sua carreira, Mazotto trabalhou na Casa de Detenção de São Paulo, popularmente conhecida pelo nome de seu bairro, o Carandiru. Ronaldo Mazotto integrou a primeira leva de funcionários que chegou ao presídio depois do que ficou conhecido como o massacre do Carandiru. No dia 02 de outubro de 1992, o que começou como uma briga entre detentos, após intervenção policial, resultou em 111 mortes. A partir desta data, governantes prometeram a desativação do presídio e, em dezembro de 2002, o complexo de prédios foi implodido para dar lugar a um parque.

Nenhuma cela foi conservada, nenhum resquício do presídio foi deixado no parque para lembrar a história do que já foi a maior penitenciária da América Latina. É como se todas as sinapses dos governantes de São Paulo quisessem esquecer o que aconteceu atrás dos muros do Carandiru.



Memórias de Sangue conta a história de Ronaldo Mazotto, ex-funcionário da penitenciária do Carandiru, que hoje mantém um acervo de objetos, vídeos e fotografias da época em que trabalhava na Casa de Detenção.

Entrevista, imagens e som: Paulo Fehlauer e Leo Caobelli
Imagens adicionais: Ronaldo Mazotto
Montagem e finalização: VICE Magazine Brasil


Japan House São Paulo

Próximo projeto

Ver mais